Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira – EMNP

A finalidade primeira da página será hospedar todas as manifestações culturais e artísticas do Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira, das quais serão realizadas espontaneamente; porém, de forma consciente, pelos alunos que aqui frequentam. Contudo, nada impede, que nosso objetivo ultrapasse as fronteiras educacionais a fim de abranger todas as instâncias artísticas de nossa comunidade, região ou nação.

Por conseguinte, iniciamos nossas abordagens culturais e artísticas partindo da abordagem sobre a poesia de Vinícius de Moraes, cujas composições retratam a plenitude dos sentidos, do amor e da vida cotidiana, numa linguagem lírica e envolvente. Além disso, abordamos ainda o folclore brasileiro, fazendo, portanto, um recorte sobre as manifestações folclóricas do Estado do Mato Grosso do Sul, objetivando, dessa maneira, resgatar os costumes, o modo de viver e de sentir das gentes que popularizaram a cultura cotidiana em prol de suas manifestações artísticas.



terça-feira, 7 de maio de 2013

FOLCLORE


  
FOLCLORE    
 
A palavra folclore é de origem inglesa, cuja junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) resultou na expressão  sabedoria do povo, que por sua vez, reflete todo o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas, danças e costumes,  passados de geração em geração. 
Foi durante o governo de D. Pedro II, que o folclore começa a ser incentivado no Brasil, tendo por finalidade moldar a nação através da construção de símbolos nacionalistas que refletissem os elementos culturais do povo a partir da difusão de costumes cotidianos de distintos grupos humanos que habitavam o mesmo espaço geográfico – o Brasil,  de modo que ocorresse a efetivação da identidade nacional em prol da inserção do país dentre as nações civilizadas.  Foi com este intuito que D. Pedro II estimulou a cultura popular brasileira apoiando as manifestações folclóricas nativas através do apoio à projetos realizados por estudiosos da época, resultando na propagação de obras, voltadas para a cultura popular, produzidas por artistas renomados, que por conseguinte, despertaram o interesse e a atenção da elite dominante sobre a diversidade cultural de nosso país.  
Enquanto isso, na Europa, ocorre a proliferação do Romantismo , cujo movimento tem como ponto de partida a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, em 1850, cuja célula tronco do movimento é a busca pela liberdade e fuga da realidade. Neste contexto histórico literário, a Revolução Industrial impõe as bases socioeconômicas do Estado, da qual a burguesia aparece como classe dominante e o proletariado surgindo como a classe dominada, moldando assim as estruturas econômicas que corrompem a igualdade social em prol da marginalização.
O Romantismo na Europa foi inaugurado em Portugal, em 1825,  com o poema Camões, de Almeida Garret, que por sua vez, influencia  jovens brasileiros estudantes em Paris, que direcionam as letras  para a valorização do nacionalismo e da liberdade,  sob o lema “ Tudo pelo Brasil e para o Brasil”, colocando a cultura popular brasileira , na época, indígena,  como um dos pressupostos deste nacionalismo.

Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira.

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