Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira – EMNP

A finalidade primeira da página será hospedar todas as manifestações culturais e artísticas do Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira, das quais serão realizadas espontaneamente; porém, de forma consciente, pelos alunos que aqui frequentam. Contudo, nada impede, que nosso objetivo ultrapasse as fronteiras educacionais a fim de abranger todas as instâncias artísticas de nossa comunidade, região ou nação.

Por conseguinte, iniciamos nossas abordagens culturais e artísticas partindo da abordagem sobre a poesia de Vinícius de Moraes, cujas composições retratam a plenitude dos sentidos, do amor e da vida cotidiana, numa linguagem lírica e envolvente. Além disso, abordamos ainda o folclore brasileiro, fazendo, portanto, um recorte sobre as manifestações folclóricas do Estado do Mato Grosso do Sul, objetivando, dessa maneira, resgatar os costumes, o modo de viver e de sentir das gentes que popularizaram a cultura cotidiana em prol de suas manifestações artísticas.



terça-feira, 7 de maio de 2013

COMISSÃO NACIONAL DO FOLCLORE




COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE

CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO

O VIII Congresso Brasileiro de Folclore, reunido em Salvador, Bahia, de 12 a 16 de dezembro de 1995, procedeu à releitura da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada  no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 31 de agosto de 1951.
Esta releitura, ditada pelas transformações da sociedade brasileira e pelo progresso das Ciências Humanas  e Sociais, teve a participação ampla de estudiosos do folclore, dos diversos pontos do país, e também teve presente as Recomendações da UNESCO sobre Salvaguarda do Folclore, por ocasião da 25° Reunião da Conferência Geral, realizada em Paris, em 1989 e publicada no Boletim n° 13 da Comissão Nacional de Folclore, janeiro / abril  de 1993.
A importância do folclore como parte integrante do legado cultural e da cultura viva, é um meio de aproximação  entre os povos e grupos sociais e de afirmação de sua identidade cultural.


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